sábado, 24 de maio de 2014

"O Primeiro Marido" (Laura Dave): OPINIÃO!

Para mim, "O Primeiro Marido" é daqueles livros cuja sinopse aponta para uma história sobre amor e mudanças. Este é um daqueles livros com laçinho que o torna amoroso nas nossas mãos e quando entramos na leitura dá-nos a conhecer Annie Adams, uma jovem que aparentemente tem tudo para ser feliz: uma relação que já dura há cinco anos com Nick e uma profissão a escrever uma rubrica "De Partida" sobre viagens que lhe dá a oportunidade única de viajar muito e de conhecer inúmeros lugares diferentes e belos. 

"Se o amor da tua vida te deixasse o que farias?"

Um dia tudo muda de repente para Annie: o seu namorado Nick sente que precisam de terminar a relação e Annie fica completamente sem chão, simplesmente desorientada e a questionar-se sobre o futuro. É neste momento de instabilidade emocional que Annie conhece Griffin, um chef encantador que a conquista. De um momento para o outro, Annie vê-se casada com Griffin, a viver num sítio completamente diferente e a lidar com aqueles que rodeiam Griffin e que fazem parte da sua família e dos seus laços.

"O Primeiro Marido" de Laura Dave leva-nos por uma narrativa repleta de emoções, sentimentos e laços afectivos. Entrar na vida de Griffin é conhecer o seu passado com mais profundidade, as suas relações familiares e os seus relacionamentos anteriores. 

Quando Nick decide procurar novamente Annie, esta vai questionar-se sobre se a vida que tem com Griffin é a que quer realmente para si e se não terá sido impulsiva neste casamento ou se quem realmente quer é o seu ex-namorado Nick.

A autora Laura Dave oferece-nos de presente personagens muito humanas que se debatem com questões muito reais, o que lhes confere uma credibilidade muito forte aproximando-as assim, ainda mais do leitor que ao longo da narrativa não consegue deixar de torcer por um dos protagonistas homem desta trama.

O leitor vê-se envolvido nas incertezas de Annie e, depois de ter conhecido o seu passado, também ele repleto de mudanças e incertezas, só deseja que Annie tenha o final feliz que realmente merece, repleto de amor e segurança.

A narrativa assente numa história tão real leva o leitor a perder-se nas páginas deste livro onde por vezes é tocado pela doçura de certos momentos, enquanto que noutras situações um sorriso é arrancado dos seus lábios.

A escrita fluída, serena e doce da autora Laura Dave leva o leitor numa leitura que se faz quase de um só fôlego. A par da escrita, a autora brinda-nos com um enredo onde as personagens se deparam com mudanças inesperadas, mudanças essas que lhes abrem portas para uma felicidade que não conheciam. Ao mesmo tempo, a narrativa d' "O Primeiro Marido" mostra-nos que, por vezes, a mudança e o desconhecido que essa mudança acarreta é necessária para termos um novo olhar sobre nós mesmos e sobre a vida.

Assim, "O Primeiro Marido" de Laura Dave acaba por ser um livro sobre amor, descoberta e crescimento, marcado pela doçura e pelos sorrisos. É daqueles livros inspiradores que nos enche o coração de amor e serenidade.

CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito Bom!


Sem comentários: