quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

"Diz-me quem sou" (Julia Navarro): OPINIÃO!

Escrever a crítica deste livro não foi fácil, pois "Diz-me quem sou" da autora Julia Navarro é um livro tão tocante e apaixonante que qualquer crítica ficará aquém da diversidade e riqueza que este livro encerra.

"Diz-me quem sou" conta-nos a história de uma mulher - Amelia Garayoa - que não se acomodou ao seu papel de esposa e mãe e ousou viver as suas paixões e amores e seguir as suas convicções, apesar disso ter implicado sacrifício e, posteriormente, um sentimento profundo de arrependimento.

Quando a tia de Guillermo lhe faz uma proposta de trabalho inesperado: investigar e escrever um livro sobre a vida da bisavó de Guilhermo - nem ele nem o leitor sonhavam que iriam fazer uma viagem absolutamente fascinante pela história de uma mulher que viveu grandes acontecimentos históricos.

Sendo Guillermo um jovem jornalista, vê nesta proposta uma oportunidade de descobrir mais sobre esta bisavó misteriosa sobre a qual nada se sabe.

Guillermo inicia esta investigação do zero e acaba por chegar a Laura, prima de Amelia que o orienta na sua busca.

Ao longo da narrativa, Guillermo entrará em contacto com personagens que de alguma forma tiveram a sua vida cruzada com a da sua bisavó.

À conta desta investigação, Guillermo irá fazer inúmeras viagens por países onde a sua bisavó andou para assim ir ficando a par da vida de Amelia Garayoa.

A curiosidade e o gradual fascínio pela personalidade forte de Amelia levam Guillermo a quer saber mais e mais mas quando o financiamento desta pesquisa familiar passa das mãos da sua tia para as mãos de Laura, esta impõe como exigência que Guillermo vá investigando a vida de Amelia e acontecimentos inerentes por ordem cronológica, de maneira a inteirar-se desta vida de forma exacta e aprofundada para melhor poder escrever em livro esta vida única.

A frase da contracapa do livro "Diz-me quem Sou" resume de maneira brilhante a essência deste livro: "Uma apaixonante aventura protagonizada por personagens inesquecíveis, cujas vidas constroem um magnífico retrato da história do século XX. Desde os anos da Segunda República espanhola até à queda do Muro de Berlim, passando pela Segunda Grande Guerra e pela Guerra Fria, o novo romance de Julia Navarro transborda de intriga, política, espionagem, amor e traição."

Através de Amelia vamos vivenciar a Guerra Civil Espanhola, passar pela Segunda Guerra Mundial e pela Guerra Fria, assistindo à queda do Muro de Berlim.

"Diz-me quem sou" é um livro de família onde sobressai a coragem, a paixão, as convicções e o sacrifício.

É um livro apaixonante que nos leva a conhecer o fanatismo das ideologias políticas, as atrocidades humanas cometidas, ao mesmo tempo que é um romance vincadamente histórico onde nos embrenhamos nos meandros do mundo da espionagem, numa época marcada pela desconfiança e pela duplicidade.

"Diz-me quem sou" da autora Julia Navarro tem uma narrativa muito própria que brilha muito pela capacidade magistral da autora em encadear acontecimentos e interligar as vidas das personagens.

Este livro possui uma escrita tão fluída e encadeada que o leitor sente-se totalmente transportado para um passado repleto de acontecimentos e aventuras.

Nesta obra, Julia Navarro agarra o leitor com força e mergulha-o numa leitura extraordinária, não só pelas suas personagens tão humanas e reais, mas também pela profundidade e vastidão histórica presente no livro. O detalhe preciso e intenso dos períodos que marcaram a História, revelam a profunda pesquisa bibliográfica por detrás deste romance maravilhoso.

"Diz-me quem sou" trata-se de um grande romance não pelo seu número abundante de páginas, mas pela beleza e riqueza que encerra dentro de si.

A forma como aos poucos Guillermo vai tomando conhecimento da vida da sua bisavó Amelia Garayoa é absolutamente hipnotizante e leva o leitor a perder-se no passado e a saborear a leitura. A narrativa encadeada torna o enredo ritmado e desperta a curiosidade do leitor. 

"Diz-me quem sou" é um livro marcado pela acção onde os acontecimentos se sucedem com rapidez, sendo que simultaneamente este livro se revela como uma leitura pautada pela humanidade, pelas emoções e pelas relações familiares, amorosas e de amizade.

Ao terminar a leitura, o significado do título aparece-nos em toda a sua plenitude e mostra-se, na minha opinião, como a escolha acertada. O significado do título quando revelado no final enche-se de emoção e é inevitável o surgimento de um sorriso nos lábios do leitor.

O número de páginas do livro não deve servir de impedimento a esta leitura, pois se vos acontecer como a mim, fica o sentimento de querermos continuar a ter mais páginas para ler para não termos de nos despedir de tantas e tão especiais personagens que "Diz-me quem sou" da autora Julia Navarro nos deu a conhecer e pelas quais nos fez apaixonar não só pelas suas personalidades únicas, mas também pelas suas vivências e experiências incríveis.

CLASSIFICAÇÃO: 7. Absolutamente Fantástico!


1 comentário:

Carla Salgado disse...

Dos melhores livros que já li até hoje.