quinta-feira, 13 de setembro de 2012

"Milagre" (R. J. Palacio): OPINIÃO!

"Milagre" da autora R. J. Palacio faz parte da Colecção Livros com Sentido da ASA e foi daquelas leituras que me conquistou desde a primeira página.

Devorei o livro em dois dias e quando uma amiga me perguntou o que eu tinha achado respondi simplesmente: "Eu adorei. Gostei muito das personagens, gostei do tema, gostei dos capítulos pequenos, gostei que o livro estivesse dividido em partes onde os narradores mudavam e nos contavam em discurso directo como viam e viviam a sua relação com a personagem principal: August Pullman - o menino com o rosto deformado devido a uma deficiência genética." Esta foi a minha resposta simples, directa, sincera e imbuída ainda de toda a envolvência e emotividade do livro.

Para mim e talvez devido à minha formação académica, a autora R. J. Palacio conseguiu de forma brilhante presentear-nos com um livro cuja narrativa clara e focada nos conta a história de um menino que devido ao seu problema, só agora aos dez anos, vai viver a aventura de ir para a escola.

August já sabe como as pessoas reagem ao seu rosto quando o vêem na rua, só que a escola é uma outra experiência muito mais abrangente e intensa: os miúdos conseguem ser incrivelmente cruéis e na escola August terá de lidar com colegas de turma, restantes estudantes, professores e funcionários educativos e ver como reagirão a si.

August vive com os pais Isabel e Nate Pullman e a sua irmã Via (Olivia) e agora com a sua entrada no 5º ano da escola todos eles vão vivenciar de maneiras diferentes esta nova etapa: August encara esta nova fase com receio de que os meninos da escola não o recebam bem e o gozem, os pais protectores da sua "cria" vivem com preocupação e ansiedade este novo momento expectantes relativamente à adaptação de August, enquanto que a adolescente Via tenta lidar com o facto de sempre ter sido conhecida como a irmã de August e anseia por se libertar e se definir enquanto pessoa individual.

Logo na primeira parte do livro a autora R. J. Palacio traz-nos August como narrador e automaticamente sentimos que esta nova leitura nos vai abraçar e que este menino August nos vai ensinar muito.

"Milagre" é-nos contado nas vozes de August, mas também de Via (a irmã), Summer e Jack (amigos de escola de August), Justin e Miranda (personagens relacionadas com Via).

O facto da autora ter construído este maravilhoso livro dividindo-o em algumas partes em que o narrador vai mudando e onde em cada parte nos é dada a visão pessoal sobre a relação das várias personagens com August conquista facilmente o leitor fazendo-o sentir-se não só ligado a todas as personagens de forma intensa mas também fazendo-o sentir empatia e compreensão no que toca aos seus receios e sentimentos em relação em August.

Em "Milagre", a autora R. J. Palacio consegue por um lado mostrar-nos como uma criança diferente pode ser alvo de gozo e troça cruel em ambiente escolar e, por outro, mostrar-nos que a personalidade vence a diferença física permitindo a criação de novos laços de amizade fortes e verdadeiros.

"Milagre" consegue ser simultaneamente um livro tocante e ternurento e um livro forte e inspirador e isso deve-se à escrita magnífica da autora R. J. Palacio que através da sua narrativa singela, de um conjunto de personagens reais e verdadeiras e de um enredo profundamente humano nos conduz para uma leitura simplesmente inesquecível.

"Milagre" da autora R. J. Palacio é um livro a não perder que recomendo sem dúvidas ou quaisquer reservas e que entrou inquestionavelmente para o meu top de preferidos de 2012.

CLASSIFICAÇÃO: 7. Absolutamente Fantástico!


1 comentário:

Anónimo disse...

o melhor livro de sempre , ultrapassa o Harry Potter por mt pontos