segunda-feira, 28 de maio de 2012

"Sapatos Italianos" (Henning Mankell): OPINIÃO!

Ao iniciarmos a leitura de "Sapatos Italianos" ficamos a conhecer Fredrik Welin: um homem que viveu os últimos doze anos numa ilha rodeada de gelo tendo por únicas companhias o seu cão e o seu gato e as visitas do carteiro.

Logo de início, o leitor percebe que Fredrik além de ser um homem que vive isolado é uma pessoa solitária.

É só com o aparecimento de Harriet - uma mulher importante do passado de Fredrik - que vamos começar a conhecer verdadeiramente Fredrik e as razões da vida que o levaram a tornar-se uma pessoa tão solitária.

Com o aparecimento inesperado de Harriet, a vida de Fredrik vai mudar completamente.

Harriet quer que ele cumpra uma promessa do passado e começa então, não só uma viagem física mas também emocional, que vai levar Fredrik a descobertas surpreendentes e ao nascimento de novas relações.

Através de um discurso fluído e de uma narrativa serena, Henning Mankell coloca-nos perante personagens que no contacto umas com as outras fazem uma viagem de auto-descoberta. 

Fredrik abre o seu coração a novos sentimentos tornando-se menos solitário, Harriet traz uma nova realidade à vida de Fredrik enquanto enfrenta ela própria uma situação delicada e conhecemos ainda outras personagens que trazem um novo sentido à vida de Fredrik.

Trata-se de um romance inquietante por nos colocar colocar perante um homem tão solitário e, ao mesmo tempo, comovente por nos mostrar, de forma directa, que quando confrontamos os assuntos pendentes do passado eles se resolvem e perdem a aura de problema, permitindo-nos assim olhá-los com outros olhos e vermos a vida do presente de forma diferente e sonharmos com o futuro de uma maneira mais aberta e feliz.

Na minha opinião, neste "Sapatos Italianos", Henning Mankell brinda o leitor com um livro repleto de auto-descoberta pessoal baseada na construção de novos e inesperados laços de amizade e familiares.

Henning Mankell consegue brilhar no género do romance através de um livro cheio de emoção e reflexão.

CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito Bom!





Podem visitar o site da Editorial Presença aqui!

E saber mais sobre o livro aqui!

3 comentários:

isa disse...

hum.. já me sentia curiosa acerca deste livro, depois de ler a sua opinião vou certamente querer mesmo ler :)
beijinhos e boa semana

Diana Barbosa disse...

Vale bem a pena ler :)

Beijinhos e boas leituras!

Julia Nasato disse...

Excelente livro com segredo como plano de fundo que nos deixa intrigada a descobri lo