sábado, 28 de janeiro de 2012

"Carta de uma desconhecida" (Stefan Zweig): OPINIÃO!

Este livrinho não estava na minha wishlist...nem sequer conhecia o autor Stefan Zweig mas sabem aqueles dias em que têm algo combinado, sabem que vão ter de esperar um bocadinho e se esqueceram do livro que andam a ler em casa? Pois bem isso aconteceu-me um dia destes e como andava a passear na Festa do Livro na Fundação Dr. Cupertino de Miranda pensei cá para mim: "olha vou comprar este livrinho que nem 100 páginas tem e assim enquanto espero leio"....e foi assim que este livrinho veio cá para casa.

Li na contracapa o seguinte e fui conquistada:

"Quero falar a sós contigo, dizer-te tudo pela primeira vez; hás-de ficar a saber toda a minha vida que sempre foi tua e acerca da qual jamais soubeste. Contudo apenas hás-de ficar a saber do meu segredo quando estiver morta, quando já não tiveres de responder-me, quando chegar verdadeiramente ao fim aquilo que agora me estremece pés e mãos, ora me afrontando ora me enregelando. Caso fique viva, então rasgarei esta carta e guardarei silêncio como sempre fiz. Caso a tenhas em teu poder, ficas então a saber ser uma morta quem te conta aqui a sua vida, que foi a tua desde a sua primeira até à sua última hora (...)"

O autor Stefan Zweig brinda o seu leitor com um livro cheio de amor, com um relato tocante e uma escrita poética e sublime.

"Carta de uma desconhecida" é um testemunho feito em discurso directo por uma mulher que antes de morrer, quer dar a conhecer ao homem que amou, todo o seu sentimento.

As vidas destes dois personagens cruzaram-se várias vezes, mas de cada vez que este homem esteve com esta mulher, nunca a reconheceu.

É um relato cheio de sentimento de uma mulher que amou profundamente um homem incapaz de amar alguém.

Foi um livrinho que me acompanhou apenas durante um dia não só devido ao seu reduzido número de páginas mas também pela sua beleza, delicadeza e pela vontade que desperta no leitor de ler o relato desta mulher apaixonada de uma vez só, sem qualquer interrupção.

CLASSIFICAÇÃO: 6. Excelente!

7 comentários:

Sandra Dourado disse...

Diana, também nunca ouvi falar deste livro nem do escritor. Deixaste-me no entanto, vontade de o ler. : ))

Diana Barbosa disse...

Sandra vale a pena ler. Eu achei lindo. Ainda no outro dia o vi à venda no Jumbo numa Festinha do Livro por 5€ :)

Sandra Dourado disse...

Obrigada pela dica, Diana. : ))

Diana Barbosa disse...

De nada Sandra :). Não sei até quando é a feirinha do Jumbo. É uma questão de dares um saltinho a um Jumbo neste fim-de-semana :D

Liliana Lavado disse...

Ai o amor o amor... Como se fosse possivel resistir a livros assim :)

Diana Barbosa disse...

Liliana Lavado este livrinho é lindo :)

Anónimo disse...

Stefan Zweig é um grande escritor alemão da modernidade.