quarta-feira, 24 de novembro de 2010

"O Perfume da Savana" (Ludgero Santos): OPINIÃO

Já terminei de ler este livro à alguns dias, mas entretanto foram surgindo outras coisas para fazer e esta opinião foi ficando pendente. Agora que arranjei um tempinho decidi falar-vos deste "O Perfume da Savana" do autor Ludgero Santos de quem já vos falei aqui.

Tive oportunidade de estar em contacto e conhecer pessoalmente este autor depois do mesmo ter entrado em contacto com o Refúgio dos Livros por email.

E foi nessa sequência que me foi possível ler este seu primeiro romance que já foi editado em finais de 2008 mas que devido a circunstâncias adversas não obteve a divulgação merecida.

Vocês já vão sabendo que eu sou uma grande fã de policiais e grandes mistérios, mas como qualquer outra pessoa também tenha a minha parte romântica e por vezes sinto necessidade de ler um romance e afastar-me dos policiais.

Em "O Perfume da Savana" o autor remete-nos para uma África de outros tempos, onde conseguimos sentir os cheiros, as cores das terras, a grandeza dos corações das gentes através das descrições detalhadas e profundas do autor. Com uma sinceridade absoluta de quem já viveu naquele continente, o autor consegue transmitir-nos a essência de África e das gentes de África, deixando-nos a vontade de ir conhecer esse continente que tantas outras pessoas consideram especial.

Além disso, deparamo-nos com uma história de amor que, na minha modesta opinião, não é uma história de amor como as outras. Talvez por se desenrolar uns anos atrás, por volta de 60/70, numa época em que as mentalidades e as condicionantes sociais eram outras, senti que este amor era especial e mais intenso. Ficamos a conhecer o papel da mulher numa época diferente, os costumes, a forma como se comportavam e o que era esperado delas.

Acompanhamos a luta de Daniel e Isabel para ficarem juntos (porque Isabel é esposa e mãe), assistimos ao nascimento de um sentimento e à construção de uma relação e à luta que estes personagens terão de enfrentar.

Depois conhecemos o significado e a força da amizade. Fiquei enternecida com personagens como Dibó (amigo negro de Daniel) e Clarinha, que embora sendo pessoas muito simples me encheram o coração por me mostrarem o que é um verdadeiro amigo. Para mim foram 2 personagens marcantes: pela sua simplicidade, pela sua noção de amizade, pelo seu apoio ao casal apaixonado.

Depois claro está que tinha de existir uma personagem que nos irrita, com quem implicamos quase instantaneamente e que obviamente tinha de dificultar o desenrolar do amor de Daniel e Isabel.

Acompanhei esta história de amor e posso dizer que torci pelo casal apaixonado e que senti as contrariedades e os obstáculos que tiveram de ultrapassar.

Sofri com o final. Não digo porquê. Têm de ler.

Haverá passatempo para vários exemplares deste livro em breve. Fiquem atentos. Além de que, o autor irá lançar o seu 2º romance já em Dezembro deste ano: manter-vos-ei informados das novidades relativas a este autor :)

CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito bom!

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu já tinha tido oportunidade de comentar qd falou no livro da primeira vez e cá estou!
Subscrevo tudo o que aqui disse.
Adorei o Dibó e a Clarinha e a história toda que se desenrolou num outro "tempo".
Outros lugares também...
Onde me imagino a namorar num piquenique na savana com os leões ao longe?!
Qd apareceu a mini-saia... Tanta coisa.
Sofri muito no final, chorei tanto... Mas penso que até nisso, o autor escreveu um final que poderia ter sido mesmo assim e não como os leitores o desejariam.
ADOREI o perfume de Savana. Muito mesmo.
Leiam.
Beijinhos e cumprimentos a todos
Gisela Franco

Diana Barbosa disse...

Gisela fique atenta que o 2º livro deste autor está para muito breve :)