quinta-feira, 7 de outubro de 2010

"O Cuco" (Papiro Editora): OPINIÃO

Começo esta opinião por dizer que realmente devia ler mais livros de autores portugueses.

Talvez por adorar tanto o género policial e não encontrar muitos autores portugueses que o escrevam (apesar de agora começarem a surgir alguns que me despertaram curiosidade e que espero ler em breve), a verdade é que quando vamos a alguma livraria encontramos sobretudo policiais de autores estrangeiros!

E então deixo-me estar nos policiais e torno-me negligente com outros géneros e autores portugueses.

Por isso desta vez decidi fazer uma pausa pequenina nos policiais e ler um romance de uma autora portuguesa: Alda Gonzaga.

E iniciei-me nesta autora logo com um livro muito doce e tocante: "O Cuco" da Papiro Editora.

"O Cuco" é o primeiro livro de uma trilogia. Segundo o que pude ler na introdução deste livro, nos próximos a autora irá falar das mesmas personagens mas a história será em contexto diferente e desenrolar-se-á de forma distinta.

E se pensarmos bem até compreendemos esta abordagem da autora: afinal cada decisão que tomamos na nossa vida acaba por influenciar o futuro. Quantas vez pensamos "se naquele momento passado, em vez de fazer assim, tivesse feito doutra forma, será que estava neste momento aqui ou a minha vida teria tomado um rumo diferente?".

E neste livro "O Cuco" vamos acompanhar a história de Leonor, João e Afonso. Leonor e João são casados e não conseguem ter filhos. Afonso, surge na vida de Leonor, como um colega de trabalho e, aos poucos, apaixonam-se e vivem um intenso amor.

Para Leonor, Afonso é o amor da sua vida e, apesar do seu casamento estar a passar por uma fase complicada, várias situações irão determinar o afastamento de Leonor e Afonso.

Claro está que haveria muito mais para vos dizer mas também desvendar os mistérios deste livro não teria piada!

Posso dizer: leiam! Leiam porque é uma história tocante que nos faz realmente reflectir sobre como as nossas decisões e certas circunstâncias condicionam todo o resto da nossa vida.

Além disso, este livro tem uma contextualização histórica do tempo do 25 de Abril que foi, para mim, uma verdadeira lição de História do nosso Portugal. Pude acompanhar Leonor e João nos tempos difíceis do 25 de Abril e, também isso, me enriqueceu, além da mensagem do livro.

CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito Bom

2 comentários:

macy disse...

Este livro está na minha lista de livros a comprar.

Diana Barbosa disse...

Tens de ler! Vale a pena macy :D